O presidente da Associação dos Servidores do Ministério Público da Paraíba (ASMP-PB) e do Sindicato dos Servidores do Ministério Público da Paraíba (SINDSEMP-PB), Daniel Guerra, fez um balanço positivo das ações desenvolvidas à frente das instituições durante o ano de 2018. Segundo Daniel Guerra, foi um ano de muitas lutas, mas também de várias conquistas para os servidores, inclusive os aposentados.

Sobre as perspectivas para 2019, Daniel disse que este ano o SINDSEMP/ASMP vão intensificar ainda mais o trabalho para proporcionar aos servidores o cumprimento de direitos e ações voltadas para o associativismo.

Dentre as ações empreendidas em 2018, o presidente do SINDSEMP/ ASMP destacou a discussão em torno do Orçamento. Ele lembrou que as conquistas foram obtidas em meio ao ambiente desfavorável ante ao terceiro ano consecutivo de congelamento do orçamento. Daniel também destacou a Campanha ‘PCCR é lei e lei é pra se cumprir, veiculada em emissoras de rádio, jornal e portais de notícias; a Caravana SINDSEMP, que percorreu mais de 3,2 mil quilômetros durante visita a 21 promotorias em todo o estado.

Daniel também lembrou as várias conquistas alcançadas, a exemplo da data-base, o retroativo da data-base de 2016 e da progressão de 2017, Plano de Incentivo à Aposentadoria, Teletrabalho e o fim da proibição para que servidores efetivos ocupem

O cargo em comissão de Assessor V de Promotor de Justiça. “Como se percebe, garantimos muitas conquistas em 2018, beneficiando tanto os servidores da ativa quanto os aposentados”, afirmou.

Uma outra grande conquista alcançada no ano passado foi a paridade dos inativos, assim como o ajuizamento da ação de enquadramento.

Concurso público

Daniel Guerra comemorou também a convocação de candidatos aprovados no concurso público promovido pelo Ministério Público, como forma de suprir a necessidade de pessoal em alguns setores do órgão.”Tem havido a convocação gradual dos concursados seguindo cronograma pactuado em TAC firmado no CNMP, garantindo a nomeação de todos os aprovados dentro das vagas e ainda a sua expansão através de projeto de lei recentemente aprovada. Com isso, tem havido um crescimento na participação de servidores efetivos dentro do quadro, que alcançará o número de 378 até o fim de 2019, o que é fundamental não apenas para o fortalecimento da classe, mas também para a qualificação do serviço prestado pelo órgão à população”, considerou.

Associação dos Servidores realizou diversas ações

O trabalho feita pela ASMP também foi destaque ao longo de 2018. Além das inúmeras parcerias firmadas com empresas e prestadoras de serviço, os eventos comemorativos, como o São João e o Natal Solidário, proporcionaram lazer e promoveram a confraternização entre os servidores.

A sede da instituição também foi alvo de uma reforma para proporcionar mais conforto e comodidade para os servidores e associados.

Perspectiva para 2019

A realização de uma assembleia geral extraordinária para iniciar as discussões em torno da negociação coletiva será uma das primeiras ações deste ano. A data-base, as progressões, a equiparação e o PCCR também serão pautas priorizadas pelas entidades este ano. Além delas, o SINDSEMP/ASMP também atuará na convocação de candidatos concursados e na democratização do Ministério Público. “Estaremos engajados em 2019, nas pautas nacionais e conjuntas com os trabalhadores de todas as categorias a fim de evitar que propostas anunciadas venham a prejudicar os servidores e fragilizar o serviço público, a exemplo da Reforma da Previdência e do fim da estabilidade, porém sem jamais descuidar das pautas locais”, arrematou.