Caros Associados,

Comunicamos àqueles que possem Plano da Unimed referente ao Contrato 5358, que, em virtude do aniversário do contrato, será aplicado o reajuste no percentual de 10% (dez por cento) neste mês de outubro, mesmo índice fixado pela ANS (Agência Nacional de Saúde Suplementar) à serem aplicados aos plano de saúde médico-hospitalares individuais/familiares em 2018.

Confira no link: Reajuste ASSOCIAÇÃO DOS SERVIDORES DO MINISTERIO (1)

Destacamos que  os planos coletivos por adesão, como é o caso, não possuem índice máximo definido pela ANS e é determinado pela livre negociação entre a operadora e a pessoa jurídica contratante, sendo que neste contrato, não consta nenhuma vinculação a qualquer índice de preços de referência, como outrora.

Na negociação deste ano, a UNIMED JP, em virtude do alto índice de sinistralidade – 84,02% enquanto o patamar máximo de equilíbrio previsto em contrato seria de 75% -, sugeriu um reajuste de 23,22%, conforme Nota Técnica atuarial em anexo. Apesar disso, as negociações trouxeram o reajuste para o índice da ANS de 10%.

Recordamos que  nos últimos quatro anos, o contrato – mesmo em períodos de desequilíbrio como o deste ano – sempre foi reajustado em índice igual ou inferior ao estipulado pela ANS, porém, é necessário que tenhamos um uso equilibrado e sustentável do Plano para termos condições melhores de negociação e por seguinte, mantermos os valores mais acessíveis para uso.

Por fim, ressaltamos que estaremos em busca de outras opções de Planos de Saúde para em breve ofertarmos aos Associados.